Pular para o conteúdo principal

Ipirá

Jovens de 23 cidades participaram do DNJ no domingo (29) em Ipirá

Milhares de jovens das 23 cidades que compões a Diocese de Ruy Barbosa, participaram do Dia nacional da Juventude (DNJ) no domingo (29) em Ipirá. Logo nas primeiras horas da manhã, as caravanas de jovens começaram a chegar a cidade, onde eram recepcionadas da praça Roberto Cintra por várias equipes de acolhida da Paróquia Senhora Santana.
Aos poucos, jovens vindos dos municípios de Itaberaba, Lajedinho, Boa Vista do Tupim, Andaraí, Redenção, Rui Barbosa, Macajuba, Mairi, Pintadas, Baixa Grande, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Mundo Novo, Piritiba, Miguel Calmon, Tapiramutá, Iaçu, Ibiquera, Utinga, Vagner, Santa Terezinha e Nova Itarana, receberam a acolhida do povo de Ipirá e seguiram em caminhada até o Espaço de Laser da Fundal.
No trajeto que foi puxado por Murilo Som, gente de todas as idades se juntaram aos milhares de jovens, que ao som de músicas religiosas animavam a todos por onde a caminhada passou.
Na Fundal, os jovens participaram de uma missa celebrada por Dom André White e padres das várias paróquias. Logo após, as bandas católicas Jovem Canto e Amor Maior se apresentaram com um shows animaram o público de todas as idades.
O DNJ é comemorado desde 1995 na Diocese de Ruy Barbosa, quando os jovens se encontram para um dia de louvor, palestra e animação.
Neste ano, a previsão da organização do DNJ em Ipirá foi de mais de 5 mil participantes da microrregião e de diversas paróquias que compõem a diocese de Ruy Barbosa.
O evento teve como tema “Juventude em defesa da vida dos povos e da mãe terra. ”
Por Caboronga Notícias/Fotos de Antonio Soares

___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________

Final do Torneio de Futebol Amador do Caititu em Ipirá

O futebol também une os amigos na zona rural de Ipirá. No último final de semana aconteceu a final do 2° Torneio de Futebol Amador no campo do Corinthians região do Caititu no povoado de Nova Brasília, Ipirá. O Torneio de Futebol Amador da Zona Rural foi marcado muita emoção nas partidas e houve momentos de W.O. Dividido em 4 rodadas mais a grande final. A partida final foi disputada entre as equipes de Vitória do Vida Nova e Vasco da Martezona. De maneira organizada o jogo transcorreu na mais perfeita ordem. O trio de arbitragem impôs respeito deixando o jogo “correr”. Com o bom jogo apresentado pelas equipes a partida terminou em 0 a 0 no tempo regulamentar, seguindo para os pênaltis onde o Vitória do Vida Nova venceu o Vasco da Martezona pelo placar de 4 a 3. O primeiro tempo terminou em 0 a 0. Na segunda etapa, o placar se manteve o mesmo, levando a decisão para a penalidade máxima. De acordo com os desportistas, essa foi primeira vez que aquele torneio seria decidido desta maneira. Pois bem, com muita emoção e vibração, os jogadores se reversaram na cobrança de pênaltis e o Vitória do vida Nova levou a melhor conseguindo converter 4 cobranças. O campeão ganhou um troféu e um carneiro. O vice-campeão também ganhou um troféu e um carneiro. As equipes participantes do 2° Torneio de Futebol Amador da região do Caititu, Nova Brasília, contou com Corinthians, Vasco, Queimada Nova, Fortaleza, Cruzeiro e Brasiliense. Por Marcone Macêdo/ fotos: Antônio Soares
_____________________________________________________________
Curso leva mais capacitação em rotinas de enfermagem em Ipirá

Na terça-feira, dia 17 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o 1° Curso Integrado de Atualização de Rotinas de Saúde do Município de Ipirá, com a participação de Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde, Estudantes e professores do curso Técnico em Enfermagem CETEP-Bacia do Jacuípe e a comunidade. Os temas discutidos foram: Redes de Atenção à Saúde, Notificação de Agravos à Saúde, SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem, Segurança do Paciente: gerenciamento de riscos e intervenções de Enfermagem, Ventilação Mecânica, Cuidados de Enfermagem e Parâmetros ventilatórios, tendo com Palestrantes Allan Mascarenhas, Renata Franco e Valber Carneiro, coordenadores de Enfermagem da UPA, da VIEP e da Atenção Básica.
O 1° Curso Integrado de Atualização de Rotinas de Saúde do Município teve como objetivo principal preparar cada vez mais os profissionais que trabalham para levar saúde aos munícipes. A Prefeitura de Ipirá tem se empenhado na preparação constante dos profissionais que atuam no município com a finalidade de garantir um atendimento de qualidade para todos.
________________________________________________________________________________

A comunidade católica do Pindorama, bairro de Ipirá, realizou nesse sábado (14) a festa em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A festividade teve início na última quarta-feira, 11 de outubro, seguindo com celebrações em comemoração aos 300 anos de bênçãos.
Centenas de pessoas participaram dos festejos comemorativos que iniciaram as 19:30h de sábado (14), com celebração presidida pelo Padre Gabriel Burani e animada pela comunidade local, além da celebração houve show para os fiéis presentes com o grupo Mensageiros da Paz da cidade de Baixa Grande.
Todas as noites o público contou com barracas com lanches que foram comercializados para arrecadar dinheiro para ajudar na manutenção da igreja da comunidade e ainda fortalecer as ações da Paróquia de Senhora Santana.
A Festa aconteceu ao lado da igreja em um palco montado na avenida Brasil no bairro Pindorama. O bairro recebeu recentemente por parte da Prefeitura de Ipirá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, serviços como patrolamento, cascalhamento e compactação em todas as ruas com o objetivo de gerar mais comodidade aos moradores do local.
A festa promovida pela comunidade do Bairro Pindorama contou com o apoio da Rádio Ipirá FM, através do programa Conexão Chapada.

Por Marcone Macêdo

______________________________________________

Prefeitura de Ipirá levando alegria e emoção às crianças, em comemoração ao Dia da Criança no Ginásio de Esportes

Prefeitura de Ipirá, por meio da Secretaria de Assistência Social, levando alegria e emoção às crianças, em comemoração ao Dia da Criança, com muita diversão, no Ginásio de Esportes, ontem, 10. Com o espaço totalmente preparado para encantar, a equipe da Assistência Social e recreadores puderam proporcionar a criançada um dia inteiro de atividades com muita liberdade e descontração. A garotada brincou para valer de piscina de bolinhas, pula-pula, cama elástica, e muitas outras, onde não só as crianças entraram na farra, mas também os seus pais. A cada brincadeira ou jogo, a criançada recebia durante todo o dia pipoca, algodão doce e picolé. Há, é claro, todos dançaram e se divertiram muito com a sensação do momento o Robozão.
Fotos de Antonio Soares

____________________________________________

Prefeitura de Ipirá recoloca brinquedos da praça Roberto Cintra

Na última semana foram recolocados junto a praça Roberto Cintra, no centro da cidade, os brinquedos que haviam sido retirados para reforma devido ao estado de abandono que foram encontrados. Conforme a Prefeitura Municipal de Ipirá (PMI), por meio da Secretaria da Infraestrutura, os brinquedos que são muito utilizados pelas crianças, estavam com um aspecto feio, alguns enferrujados e com a necessidade de reparos.
O prefeito Marcelo Brandão ressaltou que há muito tempo os aparelhos estavam sem receber nenhuma manutenção o que estava colocando em risco a integridade física das crianças. O serviço realizado tem por objetivo principalmente a segurança das crianças, trazendo tranquilidade aos pais que podem ter certeza que seus filhos irão brincar sem se machucar por problemas nos brinquedos. É constatado pela administração que a praça Roberto Cintra é um dos principais locais da cidade onde as famílias se encontram. Além disso, muitos eventos promovidos pela prefeitura acontecem no local.
Fotos Antonio Soares
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                    Ampliação de oferta de vagas no ensino superior em Ipirá
Teve início na segunda-feira, 16, a inscrição para o processo seletivo para o ingresso em cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do programa de Educação a Distância (EaD). Em Ipirá são ofertadas 100 vagas em licenciatura em pedagogia. Para concorrer, os candidatos devem ter, obrigatoriamente, concluído o nível médio e realizado o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2012 e 2016. As inscrições devem ser feitas no site da Ufba, entre os dias 16 a 24 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 80. O pagamento deverá ser feito até 25 de outubro.
O edital – divulgado na última sexta, 13, pela Superintendência de Educação a Distância (Sead) – mostra que há vagas nos cursos de licenciatura em matemática (500 vagas), licenciatura em pedagogia (300), licenciatura em dança (100) e tecnologia em segurança pública (80). Totalizando 980 vagas distribuídas em 16 polos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) espalhados pelo estado.
Para saber mais acesse o site da Ufba.
Por Marcone Macêdo
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Espetáculo Circo de Só Ler encanta público em Ipirá

Espetáculo Circo de Só Ler encanta público em Ipirá Espetáculo Circo de Só Ler encanta público em Ipirá Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a Prefeitura de Ipirá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu um dia mágico para a criançada com a apresentação teatral do Circo de Só Ler no Centro Cultural Elofilo Marques na quarta-feira, 11 de outubro.
Seguindo com as comemorações para todas a crianças, o segundo dia das ações foi um sucesso. A apresentação do espetáculo Circo de Só Ler teve duas sessões completamente lotadas, com crianças e adultos. O público ficou encantado com a história e aplaudiu de pé. 
A ação realizada reforça o compromisso da Prefeitura de Ipirá, através da Secretaria de Assistência Social, em promover cultura, diversão com informação e entretenimento para a população. 
Fotos Antonio Soares   

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

População aguarda respostas sobre a morte de Ivan de Juju do DK em Ipirá

A população ipiraense aguarda uma resposta da Polícia Civil após mais um crime chocar a todos. Na noite de terça-feira, 10, um homem conhecido por Ivan de Juju do DK foi brutalmente agredido no centro de Ipirá. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu durante a madrugada.
Somando-se mais este crime, a sensação de impunidade vem aumentando devido aos diversos casos que ainda não tiveram soluções ou não foram divulgados por parte da Polícia Civil de Ipirá.
Diversos casos de homicídio que certamente são investigados ainda não tiveram um desfecho e as famílias que perderam seus parentes sofrem, mas estão com a esperança de obter retorno através da ação das autoridades policiais. 
A situação do município é muito delicada, além da falta de respostas, por exemplo, no fim de semana, os flagrantes tem que ser encaminhados para outras cidades, dificultando a atuação das polícias durante as operações. 
Da Redação.
Foto: Whatsapp

Kannario fica indignado com Aldair Playboy por não dar crédito de música em programa da Globo

O cantor e vereador Igor Kannário ficou indignado na madrugada deste domingo (15) com a apresentação do cantor Aldair Playboy no programa “Só Toca Pop”, da Rede Globo. O programa é apresentado pelo cantor Luan Santana e pela atriz Fernanda Souza. Depois de cantar o hit “Amor Falso”, o público puxou o coral com a música “Novinha Pode Pá”, de autoria do Príncipe do Gueto, interpretada por Lucas e Orelha. A música de Kannário integra o repertório de Playboy. Ele ficou indignado, pois Aldair não deu os créditos da autoria da música, levando os créditos pelo hit. “Se fosse eu que estivesse no lugar dele, no mínimo, no mínimo, no mínimo, eu iria dizer: Poxa, Luan, essa música que a galera puxou aí agora, não é nem minha. Faz parte do meu repertório, mas é do meu amigo Aldair Playboy, lá da Paraíba, de não sei onde. Isso sim. É pelo certo. Se liga aí”, reclamou em sua conta no Instagram, por meio de vídeo. As informações são do Bahia Notícias.

Prefeitura de Ipirá intensifica trabalho de recuperação de estradas vicinais

A estrada que dá acesso à localidade rural de Coração de Maria, em Ipirá, foi totalmente recuperada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, através de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ipirá. Toda a extensão da estrada – aproximadamente 12 quilômetros – passou por serviços de patrolamento e encascalhamento.

A manutenção das estradas vicinais de Ipirá é um desafio para a administração pública. São estradas fundamentais para o escoamento da produção municipal. Desde primeiros meses da atual gestão foi elaborado um calendário de ação obedecendo ao critério de emergência de cada localidade. Já foram recuperados centenas de quilômetros. Em alguns casos, a via também foi alargada, facilitando a trafegabilidade de ônibus e caminhões. O calendário sofreu atraso por conta das chuvas que vinham caindo em todo município.
O trabalho de recuperação da estrada de Coração de Maria foi acompanhado de perto pelo vereador Laelson Neves que tem se empenhado cada vez mais para garantir sempre…