Pular para o conteúdo principal

ALBA ENTREGA COMENDA 2 DE JULHO “IN MEMORIAM” A DELORME MARTINS



Pela trajetória como médico e político atuante no Centro-Norte do Estado, o médico e ex-prefeito de Ipirá, Delorme Martins da Silva, falecido em 2011, foi agraciado “in memoriam” com a maior honraria do Legislativo baiano, a Comenda 2 de Julho. Proposto pelo deputado Luciano Simões Filho (DEM), o título foi entregue, ontem (3), ao médico Luiz Carlos Martins, filho do homenageado. Participaram da cerimônia parlamentares, prefeitos da região e familiares.
Justificando a indicação da honraria aprovada por unanimidade, o deputado Luciano Simões Filho contou a história do médico, segundo ele, um dos cidadãos mais importantes da região.“Ele foi, sem dúvidas, o maior líder político da história de Ipirá. Homem muito digno e honrado, o que nos torna orgulhosos de fazer política. Quem o conheceu e conhece Ipirá sabe do espírito público desse grande baiano, desse grande médico, que deixou um legado muito grande e forte”, argumentou.
HISTÓRIA
Nascido em 1918, no município de Baixa Grande, Delorme Martins começou os estudos em Macaúbas e, antes da adolescência, mudou-se para Salvador, onde se formou pela Faculdade de Medicina da Bahia. Ainda estudante, foi um dos fundadores da União Nacional de Estudantes (UNE). Em Ipirá, iniciou a vida profissional trabalhando com seu pai, também médico e clínico de renome. Em 1946 fundou, com Dr. Elziro Macedo, a primeira clínica de Ipirá – a Clínica Santa Helena – que já atendeu aproximadamente 100 mil pacientes e realizou mais de 15 mil partos.
Em 1962, foi eleito prefeito de Ipirá. Declaradamente de esquerda, foi preso duas vezes, uma em Salvador e outra em Feira de Santana no período de exceção. Em 1975, trouxe de São Paulo os médicos Luiz Carlos Martins e Roberto Cintra, que além de auxiliá-lo na Clínica Santa Helena, foram prefeitos da cidade.

Para o filho Luiz Carlos Martins, a Comenda 2 de Julho tem grande significado, como o coroamento da história do seu pai. “Político desde a juventude e médico muito querido pela comunidade, ele escreveu uma história que dignificou muito a sua trajetória. Tenho certeza de que, se ele estivesse vivo, gostaria de dividir com todas as pessoas que o ajudaram a construir essa história. Estamos muito felizes e agradecemos ao deputado Luciano Simões Filho pela homenagem”, celebrou.

Dentre os políticos presentes, estavam o deputado federal eleito João Roma (DEM), os prefeitos de Feira de Santana, Baixa Grande, Pintadas e Ipirá, Colbert Martins Filho, Heraldo Miranda, João Batista e Marcelo Brandão, respectivamente. “Estamos com representação desses municípios da região, porque Ipirá fazia o congraçamento com essas cidades, e doutor Delorme atendia a toda essa região ao longo do seu sacerdócio na medicina. Foi, realmente, um grande homem, e a gente só tem a agradecer à ALBA. Ipirá está de parabéns por ter essa honraria dedicada a um dos seus”, comemorou  Marcelo Brandão.

Fonte e foto ALBA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem natural de Ipirá morre em acidente na BA-130, entre Mairí e Baixa Grande

Na madrugada deste sábado, 17, aconteceu um grave acidente com vítima fatal, na BA-130, entre os municípios de Mairi e Baixa Grande, localizados na Bacia do Jacuípe. De acordo com informações do site Agmar Rios, houve uma colisão frontal envolvendo um caminhão VW/24.250, de cor prata, placa de São José do Jacuípe-BA e um Fiat/Strada Working, de cor vermelha, placa OZK-1494, licença de Ipirá-BA. Natural de Ipirá, o motorista do Fiat Strada que era conhecido popularmente como Elton, ficou preso nas ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.  Segundo com informações, ele era servidor público da Prefeitura Municipal de Ipirá. O motorista do caminhão não ficou ferido. O filho dele foi que também estava abordo do veículo, sofreu ferimentos leves, foi levado para o um hospital local, mas passa bem. O acidente aconteceu na Curva do Sebo, no município de Mairi.

Espetacular, esse é o nome que define a grande final da Copa Rural 2018. Umburanas é Campeã

O público lotou as laterais do Campo do Povoado Umburanas, palco da grande final da Copa Rural 2018, e de muita festa e cheio de emoções. Após o tempo regulamentar de muita bola rolando e nenhum gol, o Campeão da Copa Rural 2018 só foi conhecido depois da disputa de pênaltis. Umburanas levou a melhor e conquistou a taça de Campeão 2018 – Taça Roberto Cintra – e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 e Nova Brasília taça de Vice-campeão – Taça Elton Macedo – mais um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.500,00.
A Copa Rural 2018 movimentou todo o município, foram 46 jogos realizados nos povoados e distritos, além da partida final. Com o empenho dos técnicos, jogadores e o carinho dos torcedores pelo seu time, comparecendo a cada jogo, vestindo a camisa e vibrando de emoção.
A arbitragem faz seu papel com dedicação e compromisso mostrando total profissionalismo viabilizando resultados justos. Os árbitros que trabalharam durante a competição foram supervisionados pelo profissional e c…

Garoto de Feira de Santana conhecido como o Rei da Matemática está passando dificuldades e sofre de depressão

Em uma situação diferente dos vídeos engraçados que há três anos viralizaram na internet e por todo Brasil, o garoto de 19 anos Florisvaldo Moreira de Queiroz, que é conhecido como Lucas e ficou famoso como o Rei da Matemática, nos últimos dias foi protagonista de imagens de abandono e tristeza. Morador da Expansão do Conjunto Feira IX em Feira de Santana, ele foi localizado por vizinhos em um estado deplorável de sujeira, fome e muita negligência. Foto: Paulo José/Acorda Cidade No novo vídeo que viralizou nos últimos dias nas redes sociais, Lucas aparece deitado em um sofá muito sujo, apresenta muita magreza e confusão mental. Na residência onde as imagens foram gravadas há muito lixo, sujeira, fezes, não há alimento, nem água e energia elétrica. Foto: Paulo José/Acorda Cidade Os vizinhos informaram ao Acorda Cidade que Lucas foi abandonado pela própria mãe há cerca de nove meses. Ela foi morar em outra residência com o companheiro e desde então o jovem que aparenta ter distúrbios m…