Pular para o conteúdo principal

Vacina de febre amarela com dose fracionada: quem deve tomar


Entre fevereiro e março deste ano, 75 municípios de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia vão realizar campanhas de vacinação contra a febre amarela com doses fracionadas. A decisão, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi adotada mediante recomendação e autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O fracionamento nada mais é do que a aplicação de uma dose menor do que a prescrita tradicionalmente. Dessa forma, um frasco com cinco doses da vacina padrão pode imunizar até 25 brasileiros com esse método.
De acordo com o ministério, é uma medida preventiva e emergencial adotada em razão do surto da doença no país e que será implementada em áreas selecionadas. “A dose fracionada, até o presente momento, tem mostrado exatamente a mesma capacidade de imunização que a integral”, disse o Ricardo Barros. De acordo com ele, não há falta de vacinas.
A dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida, enquanto a fracionada dura por pelo menos oito anos. Estudos em andamento estão avaliando os efeitos em longo prazo da dose fracionada. Ou seja, é possível que ela nos resguarde por até mais do que oito anos.

Quem deve tomar

Ao todo, 19,7 milhões de pessoas devem ser imunizadas nos três estados, sendo 15 milhões com doses fracionadas e 4,7 milhões com a concentração padrão. Serão priorizadas para as doses completas as crianças de 9 meses a 2 anos de idade, pessoas com condições clínicas especiais como aids, doenças hematológicas ou após término de quimioterapia, gestantes (com anuência do doutor) e viajantes internacionais, mediante apresentação do comprovante de viagem.
Já a versão fracionada será administrada durante esse período a outros brasileiros acima dos 2 anos de idade que estiverem nas áreas em questão. Sujeitos com mais de 60 anos devem se consultar com o médico antes de tomar a picada.
Qualquer vacina contra a febre amarela permanece contraindicada – salvo outra orientação dos profissionais – a pacientes imunodeprimidos ou em tratamento contra o câncer, a alérgicos a ovo.

Campanhas nos estados

No estado de São Paulo, 4,9 milhões de pessoas vão receber a dose fracionada e 1,4 milhão, a dose padrão em 52 municípios. O período da campanha será de 3 a 24 de fevereiro, sendo os dias 3 e 24 (sábados) os dias D de mobilização. Veja as cidades incluídas na campanha:
© Fornecido por Abril Comunicações S.A.
No Rio de Janeiro, 2,4 milhões de pessoas devem receber a dose fracionada e 7,7 milhões, a padrão em 15 municípios. Em razão do carnaval, a campanha acontece entre 19 de fevereiro e 9 de março, sendo o dia 24 o dia D de mobilização.
© Fornecido por Abril Comunicações S.A.
Já na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão em oito municípios. Também em razão do carnaval, a campanha será feita de 19 de fevereiro a 9 de março, sendo o dia 24 o dia D de mobilização.
© Fornecido por Abril Comunicações S.A. Fonte 

Postagens mais visitadas deste blog

População aguarda respostas sobre a morte de Ivan de Juju do DK em Ipirá

A população ipiraense aguarda uma resposta da Polícia Civil após mais um crime chocar a todos. Na noite de terça-feira, 10, um homem conhecido por Ivan de Juju do DK foi brutalmente agredido no centro de Ipirá. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu durante a madrugada.
Somando-se mais este crime, a sensação de impunidade vem aumentando devido aos diversos casos que ainda não tiveram soluções ou não foram divulgados por parte da Polícia Civil de Ipirá.
Diversos casos de homicídio que certamente são investigados ainda não tiveram um desfecho e as famílias que perderam seus parentes sofrem, mas estão com a esperança de obter retorno através da ação das autoridades policiais. 
A situação do município é muito delicada, além da falta de respostas, por exemplo, no fim de semana, os flagrantes tem que ser encaminhados para outras cidades, dificultando a atuação das polícias durante as operações. 
Da Redação.
Foto: Whatsapp

Kannario fica indignado com Aldair Playboy por não dar crédito de música em programa da Globo

O cantor e vereador Igor Kannário ficou indignado na madrugada deste domingo (15) com a apresentação do cantor Aldair Playboy no programa “Só Toca Pop”, da Rede Globo. O programa é apresentado pelo cantor Luan Santana e pela atriz Fernanda Souza. Depois de cantar o hit “Amor Falso”, o público puxou o coral com a música “Novinha Pode Pá”, de autoria do Príncipe do Gueto, interpretada por Lucas e Orelha. A música de Kannário integra o repertório de Playboy. Ele ficou indignado, pois Aldair não deu os créditos da autoria da música, levando os créditos pelo hit. “Se fosse eu que estivesse no lugar dele, no mínimo, no mínimo, no mínimo, eu iria dizer: Poxa, Luan, essa música que a galera puxou aí agora, não é nem minha. Faz parte do meu repertório, mas é do meu amigo Aldair Playboy, lá da Paraíba, de não sei onde. Isso sim. É pelo certo. Se liga aí”, reclamou em sua conta no Instagram, por meio de vídeo. As informações são do Bahia Notícias.

Prefeitura de Ipirá intensifica trabalho de recuperação de estradas vicinais

A estrada que dá acesso à localidade rural de Coração de Maria, em Ipirá, foi totalmente recuperada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, através de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ipirá. Toda a extensão da estrada – aproximadamente 12 quilômetros – passou por serviços de patrolamento e encascalhamento.

A manutenção das estradas vicinais de Ipirá é um desafio para a administração pública. São estradas fundamentais para o escoamento da produção municipal. Desde primeiros meses da atual gestão foi elaborado um calendário de ação obedecendo ao critério de emergência de cada localidade. Já foram recuperados centenas de quilômetros. Em alguns casos, a via também foi alargada, facilitando a trafegabilidade de ônibus e caminhões. O calendário sofreu atraso por conta das chuvas que vinham caindo em todo município.
O trabalho de recuperação da estrada de Coração de Maria foi acompanhado de perto pelo vereador Laelson Neves que tem se empenhado cada vez mais para garantir sempre…