Pular para o conteúdo principal

Seis aplicativos gratuitos e dicas para liberar espaço nos smartphones


A tela do smartphone cresce, o número de fotos aumenta e o consumo de conteúdo também, mas o espaço interno continua pequeno. Com o uso, não dá mais para baixar aplicativos (apps) e nem tirar fotos. A eterna falta de memória atinge quase todos que têm smartphone. E a dúvida continua: Como ganhar mais espaço no aparelho?
O WhatsApp é o grande vilão do consumo de memória interna. O excesso de arquivos deixa o aparelho mais lento e impede, por exemplo, de tirar novas fotos.
Prevenir, então, é o melhor caminho para não lotar o smartphone. “Salve tudo na nuvem (internet). Uma dica é sincronizar com o Google Drive (disco virtual do Google). No Android, isso dispensa cadastro. Ative ‘Somente Wi-Fi’ para economizar dados móveis”, recomenda. 
Segundo o analista de sistemas Edgar Calazans, além do ‘zap’, as queixas de memória cheia  têm hoje outra causa: a quantidade de apps. “O jeito é adequar os apps à memória. O que recebemos no WhatsApp ocupa muita memória - principalmente Android, que salva  automaticamente na galeria”, afirma ele, que é proprietário de uma loja de eletrônicos. Pensando nisso, Calazans recomenda que seja feita uma limpa: “Exclua o que não usa e transfira fotos da galeria  para o cartão externo (Android) ou para a nuvem (iOs)”. 

Baixar apps que ajudam a eliminar arquivos duplicados, limpar o cache (depósito temporário de memória) de redes sociais e jogos e excluir pastas de apps já desinstalados é outra opção. Com ajuda de Melissa, oferecemos abaixo seis opções gratuitas, com avaliação baseada nos usuários. “Transfiro arquivos da memória interna para o cartão ou para o Google Fotos. Assim, nunca tive problemas ”, conta o administrador Geovane Talon. Ele usa ainda um antivírus: “Ajuda a ganhar espaço e exclui arquivos inúteis”.

Ganhe espaço no celular

  1. Sincronize o zap com a nuvem
    Basta ir em Configurações > Conversas > Backup de conversas (diário, semanal ou mensal).
  2. Desinstale apps que você não usa
    Eles só servem de enfeite e ocupam espaço no seu aparelho.
  3. Limpe o cache dos aplicativos que usa
    É comum que apps fiquem lotados de informações em cache, o que pode travá-los.
  4. Faça uma limpa nas fotos da sua galeria
    Arquivos recebidos, prints e fotos indesejadas só ocupam espaço.
  5. Use apps de gerenciamento
    Apps de limpeza da memória RAM otimizam o aparelho e o deixam mais rápido.
     

Aplicativos que podem te ajudar

CCleaner (Android) | Nota: 4,4
Resultado de imagem para CCleaner (Android)
Famoso nos computadores, o CCleaner também tem uma versão para celular. Grátis, tem um analisador de espaço que encontra o que está sobrecarregando o telefone. Na versão pro (paga) é capaz de agendar limpezas periódicas e apagar o lixo digital automaticamente.
Files Go, do Google (Android) | Nota: 4,6
Resultado de imagem para Files Go, do Google
O Google promete uma limpeza de em torno de 1 GB ao usar o Files Go. Exclui fotos e memes antigos, arquivos duplicados, apps sem uso, limpa o cache e spams. Gerencia o espaço livre no smartphone e no cartão de memória. Ocupa menos de 6 MB no aparelho.
Clean Master (Android) | Nota: 4,7
Resultado de imagem para Clean Master
Além de oferecer limpeza similar removendo arquivos desnecessários, o Clean Master promete acelerar o telefone liberando memória RAM e oferece um teste de velocidade. A vassourinha traz outros recursos de segurança, porém, seu forte é a faxina de arquivos.
The Cleaner - Boost & Clean (Android) | Nota: 4,4 
Resultado de imagem para The Cleaner - Boost & Clean (Android) 
Simples, o The Cleaner traz um Acelerador de Jogos. Além de apagar os detritos e rastros do uso prolongado do aparelho, ajuda a acelerar automaticamente aplicativos de games escolhidos por você. Tem ainda lembretes programados de verificação de memória grátis.
Avast Limpador de Memória (Android) | Nota: 4,5
Resultado de imagem para Avast Limpador de Memória
É comum encontrar soluções parecidas de limpeza de memória interna oferecidas por fabricantes de antivírus como a Avast. O Limpador de Memória é gratuito, mas a versão premium, porém, faz limpezas periódicas, otimiza fotos por tamanho e inclui suporte.
Phone Cleaner (iOS) | Nota: 4,5

Embora o iOS tenha cuidado na eliminação de arquivos de apps excluidos no iPhone, limpar o cache sempre é uma boa opção. Encontra e remove fotos grandes e que já foram sincronizadas com o armazenamento do MacBook. Funciona no iPhone e também no iPad.
Fonte correio24horas

Postagens mais visitadas deste blog

População aguarda respostas sobre a morte de Ivan de Juju do DK em Ipirá

A população ipiraense aguarda uma resposta da Polícia Civil após mais um crime chocar a todos. Na noite de terça-feira, 10, um homem conhecido por Ivan de Juju do DK foi brutalmente agredido no centro de Ipirá. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu durante a madrugada.
Somando-se mais este crime, a sensação de impunidade vem aumentando devido aos diversos casos que ainda não tiveram soluções ou não foram divulgados por parte da Polícia Civil de Ipirá.
Diversos casos de homicídio que certamente são investigados ainda não tiveram um desfecho e as famílias que perderam seus parentes sofrem, mas estão com a esperança de obter retorno através da ação das autoridades policiais. 
A situação do município é muito delicada, além da falta de respostas, por exemplo, no fim de semana, os flagrantes tem que ser encaminhados para outras cidades, dificultando a atuação das polícias durante as operações. 
Da Redação.
Foto: Whatsapp

Kannario fica indignado com Aldair Playboy por não dar crédito de música em programa da Globo

O cantor e vereador Igor Kannário ficou indignado na madrugada deste domingo (15) com a apresentação do cantor Aldair Playboy no programa “Só Toca Pop”, da Rede Globo. O programa é apresentado pelo cantor Luan Santana e pela atriz Fernanda Souza. Depois de cantar o hit “Amor Falso”, o público puxou o coral com a música “Novinha Pode Pá”, de autoria do Príncipe do Gueto, interpretada por Lucas e Orelha. A música de Kannário integra o repertório de Playboy. Ele ficou indignado, pois Aldair não deu os créditos da autoria da música, levando os créditos pelo hit. “Se fosse eu que estivesse no lugar dele, no mínimo, no mínimo, no mínimo, eu iria dizer: Poxa, Luan, essa música que a galera puxou aí agora, não é nem minha. Faz parte do meu repertório, mas é do meu amigo Aldair Playboy, lá da Paraíba, de não sei onde. Isso sim. É pelo certo. Se liga aí”, reclamou em sua conta no Instagram, por meio de vídeo. As informações são do Bahia Notícias.

Prefeitura de Ipirá intensifica trabalho de recuperação de estradas vicinais

A estrada que dá acesso à localidade rural de Coração de Maria, em Ipirá, foi totalmente recuperada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, através de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ipirá. Toda a extensão da estrada – aproximadamente 12 quilômetros – passou por serviços de patrolamento e encascalhamento.

A manutenção das estradas vicinais de Ipirá é um desafio para a administração pública. São estradas fundamentais para o escoamento da produção municipal. Desde primeiros meses da atual gestão foi elaborado um calendário de ação obedecendo ao critério de emergência de cada localidade. Já foram recuperados centenas de quilômetros. Em alguns casos, a via também foi alargada, facilitando a trafegabilidade de ônibus e caminhões. O calendário sofreu atraso por conta das chuvas que vinham caindo em todo município.
O trabalho de recuperação da estrada de Coração de Maria foi acompanhado de perto pelo vereador Laelson Neves que tem se empenhado cada vez mais para garantir sempre…