Pular para o conteúdo principal

Saiba como o sono pode ajudar (ou atrapalhar) a dieta


Uma boa noite de sono, além de ser benéfica para a saúde e o bem estar, também é uma ótima aliada da dieta. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que dormir as oito horas de sono recomendadas contribui para uma menor ingestão decarboidratos e açúcar. Por outro lado, estudos anteriores já mostraram que a privação do sono pode ter um impacto no apetite semelhante ao da maconha.

Higiene do sono

Para investigar o impacto do tempo de sono na ingestão de nutrientes, pesquisadores da King’s College, em Londres, realizaram um experimento com 42 adultos saudáveis que dormiam entre cinco e sete horas por noite. Metade dos participantes foi colocada no grupo de intervenção, onde, após realizarem uma consulta de 45 minutos, receberam uma sugestão de higiene do sono de acordo com seu estilo de vida, como evitar cafeína antes de se deitar, ter uma rotina relaxante e controlar a fome. O objetivo era que essas pessoas conseguissem aumentar em até 1h30 o tempo de sono por noite.

Menos açúcar e carboidrato

Os demais, que eram parte do grupo de controle, e não receberam intervenção nos padrões de sono. Os resultados mostraram que 86% daqueles que receberam os conselhos de sono aumentaram em cerca de 55 minutos o tempo gasto na cama e metade deles aumentou a duração do sono em 21 minutos. Após um mês dormindo melhor, houve uma redução de 9,6 gramas por dia no consumo de açúcar, o que corresponde a meia barra de chocolate ou uma meia fatia de bolo de chocolate com cobertura – e menor consumo de carboidratos.

Intervenção simples

Estudos anteriores já haviam mostrado que a privação do sono faz com que as células cerebrais tenham maior preferência por comidas pouco saudáveis, que além de fornecerem mais energia, trazem uma sensação de conforto. “O fato de a extensão do tempo de sono ter levado a uma redução do consumo de açúcar […] sugere que uma simples alteração no estilo de vida pode ajudar as pessoas a consumirem dietas mais saudáveis.”, disse Wendy Hall, do departamento de ciências nutricionais do King’s College.
Outra hipótese dos pesquisadores é que, mais tempo gasto na cama equivale a menos tempo petiscando ao longo do dia. Independente do motivo, tentar prolongar seu sono, principalmente se você estiver dormindo menos de oito horas por noite, pode ser uma boa tentativa para manter o peso.

Fonte Veja.com


Postagens mais visitadas deste blog

Jovem natural de Ipirá morre em acidente na BA-130, entre Mairí e Baixa Grande

Na madrugada deste sábado, 17, aconteceu um grave acidente com vítima fatal, na BA-130, entre os municípios de Mairi e Baixa Grande, localizados na Bacia do Jacuípe. De acordo com informações do site Agmar Rios, houve uma colisão frontal envolvendo um caminhão VW/24.250, de cor prata, placa de São José do Jacuípe-BA e um Fiat/Strada Working, de cor vermelha, placa OZK-1494, licença de Ipirá-BA. Natural de Ipirá, o motorista do Fiat Strada que era conhecido popularmente como Elton, ficou preso nas ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.  Segundo com informações, ele era servidor público da Prefeitura Municipal de Ipirá. O motorista do caminhão não ficou ferido. O filho dele foi que também estava abordo do veículo, sofreu ferimentos leves, foi levado para o um hospital local, mas passa bem. O acidente aconteceu na Curva do Sebo, no município de Mairi.

Acidente deixa uma pessoa ferida na BA-052 em Ipirá

Uma pessoa ficou ferida em um grave acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (23) na BA-052, nas imediações da entrada para o Povoado Coração de Maria, município de Ipirá. De acordo com a ABOMPROCI, eram por volta das 06h30 quando a equipe de socorristas foi acionada para atender uma ocorrência do tipo colisão entre um veículo Punto com placa de Mundo Novo e uma picup Triton com placa de Salvador. Conforme informações, o Fiat Punto trafega no sentido Feira de Santana transportando pessoas para atendimento médico e ao tentar entrar no posto de combustível existente local, colidiu com o pneu traseiro da pic up que acabou vitimando uma senhora que estava abordo do Punto. A vítima, identificada como Maria de Lurdes Oliveira de Souza, 58 anos, sofreu contusões no ombro e no rosto e foi conduzida à UPA de Ipirá. Os outros ocupantes dos veículos nada sofreu. Por Ipirá Notícias com Informações da ABOMPROCI – Associação dos Bombeiros Profissionais Civis e Voluntários de Ipirá

Garoto de Feira de Santana conhecido como o Rei da Matemática está passando dificuldades e sofre de depressão

Em uma situação diferente dos vídeos engraçados que há três anos viralizaram na internet e por todo Brasil, o garoto de 19 anos Florisvaldo Moreira de Queiroz, que é conhecido como Lucas e ficou famoso como o Rei da Matemática, nos últimos dias foi protagonista de imagens de abandono e tristeza. Morador da Expansão do Conjunto Feira IX em Feira de Santana, ele foi localizado por vizinhos em um estado deplorável de sujeira, fome e muita negligência. Foto: Paulo José/Acorda Cidade No novo vídeo que viralizou nos últimos dias nas redes sociais, Lucas aparece deitado em um sofá muito sujo, apresenta muita magreza e confusão mental. Na residência onde as imagens foram gravadas há muito lixo, sujeira, fezes, não há alimento, nem água e energia elétrica. Foto: Paulo José/Acorda Cidade Os vizinhos informaram ao Acorda Cidade que Lucas foi abandonado pela própria mãe há cerca de nove meses. Ela foi morar em outra residência com o companheiro e desde então o jovem que aparenta ter distúrbios m…