Pular para o conteúdo principal

Febre amarela mata todas as famílias de macacos bugios do Parque Horto Florestal




Todas as famílias de macacos bugios (Alouatta guariba clamitans) do Parque Horto Florestal, zona norte de São Paulo, foram mortos pela febre amarela. Ao todo 67 macacos morreram após contrair o vírus da doença.
A informação, antecipada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente do Estado, Maurício Brusadin, em entrevista à Rádio Eldorado. Segundo ele, as famílias de bugios do Horto Florestal foram dizimadas. "Essa é a notícia mais triste. Infelizmente essa população acabou toda morrendo."
Ele lembrou, porém, que foi justamente quando o primeiro macaco apareceu morto que possibilitou a descoberta da circulação do vírus no parque e fez com que o governo agisse com rapidez e imunizasse a população do entorno.
"Esse primeiro macaquinho que morreu salvou a vida de diversas pessoas daquele entorno. O macaco nunca pode ser violentado por isso. Ele é o nosso sentinela, ele que avisa: olha a doença está aqui, se cuidem aí", explicou Brusadin.

Segundo o secretário, há 5 famílias da macacos bugios que estão resguardadas no departamento de áreas
verdes. "Assim que os cientistas nos derem a garantia de que é possível reintroduzi-los com segurança aos parques, nós vamos fazer isso para recuperar a população de bugios da Cantareira e Horto Florestal", afirmou Brusadin.
Ainda de acordo com o secretário, no Horto Florestal, tem espécies de macacos prego (Sapajus sp) e saguis (Callitrix sp -saguis, Calicebus nigrifons-sauá) que não foram atingidas pelo vírus.

Os parques da zona norte foram fechados no dia 20 de outubro, quando houve a confirmação de que um macaco bugio morreu após ser infectado pelo vírus da febre amarela. A unidade localizada na zona leste teve a visitação interrompida no dia 10 de novembro por causa de um macaco infectado levado para tratamento no local.
Para visitar as unidades, os frequentadores terão de se vacinar contra a doença. Faixas colocadas nas unidades informam que a imunização deverá ser feita dez dias antes da visita, mas não haverá cobrança de comprovante de vacinação nas unidades.
Imunização
A partir de 3 de fevereiro, terá início a vacinação em regiões que ainda não foram afetadas pelo vírus no Estado. A meta é vacinar 6,3 milhões de pessoas de 53 municípios até 24 de fevereiro.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 7 milhões de paulistas tomaram a vacina no ano de 2017. Entre 2007 e 2016, 7,6 milhões de pessoas tinham sido imunizadas.
Fonte 

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Ipirá prepara inauguração de nova Avenida

A Prefeitura de Ipirá está trabalhando para garantir dias melhores para a população de todo o município. Nesta terça-feira, 18, mais uma importante obra foi concluída e vai garantir mobilidade e comodidade para as pessoas que residem no Flor da Chapada, bairros próximos e todas as pessoas que trafegam pela área.
A nova Avenida Rio Grande do Sul, construída com recursos próprios, passou recentemente pela marcação e sinalização horizontal e vertical da via.
Com extensão de aproximadamente 1,2 km (um quilômetro e duzentos metros) a nova avenida será entregue nos próximos dias pelo prefeito Marcelo Brandão e a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, além da população em geral.





REDAÇÃO IPIRÁ FATOS E FOTOS
FOTOS: ANTONIO SOARES

Prefeitura de Ipirá inaugura Av. Rio Grande do Sul com entrega de prêmios nesta sexta (28)

A prefeitura de Ipirá está finalizando os preparativos para a inauguração que acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 18h00, das obras realizadas na Avenida Rio Grande do Sul, importante acesso ao Flores da Chapada. Foram executados diversos trabalhos, objetivando a melhoria do tráfego, da segurança e da mobilidade no trânsito daquela região. A solenidade de inauguração, com a presença do prefeito Marcelo Brandão e demais autoridades municipais, acontece às 18h00, na nova Avenida, na área do conjunto habitacional Flores da Chapada. Toda a população é convidada para este momento importante da Administração Municipal que cumpre mais um compromisso feito. Com mais de 1.000 metros de extensão, a Avenida Rio Grande do Sul foi executada com recursos municipais. A obra é uma das principais vias de acesso ao bairro Flores da Chapada e outros. A prefeitura também fará o sorteio de prêmios da Campanha IPTU Premiado 2018 no local. Durante a solenidade serão sorteados dezenas de prêmios, c…

Iniciadas as obras de construção de 48 casas do PNHR em Ipirá

Prefeitura de Ipirá realiza reunião com beneficiários do PNHR
Seguindo o cronograma para execução das obras, os 48 beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), participaram de uma reunião na tarde dessa quarta-feira (26), coordenada pelo vereador Suita, equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Diretoria do CRAS.
Com total apoio do prefeito Marcelo Brandão e a dedicação do vereador Suita, o PNHR já beneficiou dezenas de família em Ipirá e outras várias famílias também serão contempladas. Isso é fruto de muito trabalho e empenho da atual administração.
O Secretário de Assistência Social, Osmar, esteve presente no encontro com os beneficiários e destacou a importância do programa para as famílias e ainda reforçou toda a dedicação do prefeito Marcelo Brandão e o vereador Suita para que as famílias tenham sua casa própria. As obras foram divididas em três etapas, neste primeiro momento foram iniciadas as obras para a construção de 16 casas e a previsão é q…