Pular para o conteúdo principal

Criança é mordida por cão contaminado por raiva em Feira de Santana

                                                       Foto Ilustrativa
A cidade de Feira de Santana está em alerta após uma criança ser mordida por um cachorro  contaminado pelo vírus da raiva, no mês passado. A criança, que mora no bairro de Baraúnas está tendo acompanhamento médico, de acordo com a prefeitura do município. O animal, que era de estimação da família, morreu por causa da doença.
Ela foi mordida no dia 4 de novembro, e dois dias depois foi levada ao Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda, onde recebeu a primeira dose da vacina, segundo a prefeitura. No dia 10 de novembro, a família da criança informou que o cachorro havia morrido. 
O animal foi levado para o Centro Municipal de Controle de Zoonoses. No mesmo dia, segundo a prefeitura, amostras do tecido nervoso do cachorro foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Segunda-feira (11), o laboratório confirmou que a amostra deu positiva para a doença. 
De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Cordeiro, a contaminação se deu possivelmente através da mordida de um morcego no animal de estimação da família. O último caso da doença no município aconteceu em 2004, segundo ela. "É a primeira vez em quase 14 anos que está sendo registrado um caso. O último caso de raiva canina havia sido em 2004. Era um cão domiciliar, que era vacinado pela proprietária", informa.
Um morcego também morreu na cidade, no bairro de Capuchinhos, segundo a TV Bahia, por causa da doença. 
Reforço de vacinação
Após o caso da doença, houve um reforço na vacinação de cães e gatos no raio de 5km a partir do local onde ocorreu o caso. O centro de zoonoses também está tentando identificar possíveis colônias de morcegos na região.
"No bairro Baraúnas, esse ano, superamos a vacinação do ano passado. Mesmo assim estamos revacinando os animais para que não tenha nenhum advento da raiva", afirmou a coordenadora. 
De acordo com a prefeitura, de junho até dezembro foram realizadas vacinações em todas as unidades de saúde, além de outros locais estratégicos. Aos sábados o trabalho é realizado na zona rural. 
Saiba mais sobre a doença
O que é: é uma doença transmitida ao homem pelo vírus da raiva, contido na saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas. No Brasil, é mais comum que a doença seja transmitida por cães e gatos.
Sintomas: os sintomas são os mesmos de uma encefalite, como alterações de comportamento, sensação de angústia, cefaléia, pequena elevação de temperatura, mal-estar e alterações sensoriais. Em estágio avançado, o paciente pode ter hidrofobia (intolerância a água) e aerofobia
Precaução: A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na rede pública de saúde. Caso seja atacado por algum animal que seja potencial transmissor da doença, como morcego, cães ou gatos, se deve procurar um atendimento médico de imediato, já que o período de incubação da doença pode chegar a 6 anos, até que os sintomas apareçam.
Fonte: infectologista Nanci Silva e Ministério da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente deixa uma pessoa ferida na BA-052 em Ipirá

Uma pessoa ficou ferida em um grave acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (23) na BA-052, nas imediações da entrada para o Povoado Coração de Maria, município de Ipirá. De acordo com a ABOMPROCI, eram por volta das 06h30 quando a equipe de socorristas foi acionada para atender uma ocorrência do tipo colisão entre um veículo Punto com placa de Mundo Novo e uma picup Triton com placa de Salvador. Conforme informações, o Fiat Punto trafega no sentido Feira de Santana transportando pessoas para atendimento médico e ao tentar entrar no posto de combustível existente local, colidiu com o pneu traseiro da pic up que acabou vitimando uma senhora que estava abordo do Punto. A vítima, identificada como Maria de Lurdes Oliveira de Souza, 58 anos, sofreu contusões no ombro e no rosto e foi conduzida à UPA de Ipirá. Os outros ocupantes dos veículos nada sofreu. Por Ipirá Notícias com Informações da ABOMPROCI – Associação dos Bombeiros Profissionais Civis e Voluntários de Ipirá

Apadrinhado por ACM Neto na política, Kannário estreará no Festival Virada Salvador

O cantor Igor Kannário foi anunciado como mais uma atração no Festival Virada Salvador, que acontece dos dias 28 a 1 de janeiro na capital baiana, realizado pela Prefeitura de Salvador. O artista fará sua estreia com show completo no dia 30 de dezembro na Arena Daniela Mercury, que fica na Boca do Rio.
Apadrinhado político de ACM Neto, Kannário teve êxito nas eleições deste ano ao conseguir se eleger deputado federal pelo PHS com 52.472 votos. Vale lembrar que no início desse ano, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu inquérito para investigar a contratação do pagodeiro para apresentação no Carnaval de Salvador em 2017. Na época, a prefeitura de Salvador pagou R$ 120 mil pelos shows do artista (relembre aqui).
Além do baiano a festa contará com shows de Anitta, Wesley Safadão, Ferrugem, Luan Santana, Jorge e Matheus, Claudia Leitte, Alok, Kevinho, Matheus e Kauan, Xand Avião, Léo Santana, Daniela Mercury, Simone e Simaria, La Furia, Milton Nascimento e Psirico.

Prefeitura de Ipirá através da Secretaria de Saúde, lança proposta inovadora na promoção da saúde do homem e da mulher

A Prefeitura Municipal de Ipirá através da Secretaria Municipal de Saúde, lança uma proposta inovadora na promoção da saúde do homem e da mulher com o projeto: SE TOQUE! DIAGNÓSTICO PRECOCE É O MELHOR CAMINHO.
Neste projeto durante os meses de outubro, novembro e dezembro serão promovidas as seguintes atividades nas unidades de saúde do município:

*Palestras educacionais em combate ao câncer de Mama, de próstata e outros cânceres e promoção de hábitos saudáveis;
* Ampliar da coleta de sangue para triagem do PSA no Centro Médico do dia 05 a 28 de novembro do pacientes referenciados pelas unidades da atenção primária à saúde(PSF e UBS);
* Realizar exame clínico das mamas;
*Ampliar a cobertura vacinal do público alvo;
* Testagem rápida de Sífilis, Hepatites B e C e HIV em todas as unidades de saúde;
* Coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero (nas unidades de saúde (PSF, UBS e Centro médico para os paciente de áreas descobertas)
* Mutirão do exame de mamografia no Ônibus Iti…