Pular para o conteúdo principal

Moradores de bairro em Eunápolis dizem sofrer com infestação de escorpiões: 'Meus filhos estão assustados'

Os moradores do bairro Arnaldão, em Eunápolis, no sul da Bahia, estão preocupados com a infestação de escorpiões. Nas últimas três semanas, uma moradora de um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, encontrou sete escorpiões dentro de casa. Além disso, outras duas moradoras do bairro foram picadas pelo animal.
A dona de casa Dalília Correia é uma das moradoras que relatam o medo dos escorpiões. Foi ela quem capturou os sete animais dentro do imóvel . Agentes da prefeitura de Eunápolis estão na região orientando os moradores para evitar a infestação e picadas do animal.
Apesar das precauções, como sacudir as capas do sofá, afastar as camas da parede, verificar os lençóis e fronhas e tampar as frestas da porta com pano, Dalília fica alerta dentro de casa.
"Eu achei no banheiro, na sala, na cozinha, dentro do quarto, na porta da rua, em todos os lugares da casa", revelou Dalília.
Ninguém foi picado pelo animal peçonhento na casa de Dalília. Já outros moradores do bairro Arnaldão não tiveram a mesma sorte, como a emprega doméstica Maria D'Ajuda Nascimento. Ela foi picada na semana passada, enquanto estava colocando roupas na máquina de lavar.
"Dói demais. Eu fui para o Regional [hospital], eles me medicaram, fiquei em observação por seis horas e depois me liberaram. Fiquei 72 horas com a mão dormente", contou Maria.
Vizinha de Maria D' Ajuda, a aposentada Janete Ferreira também foi picada. Janete é cadeirante e estava se enxugando, quando foi picada. Ela foi medicada, mas diz que ficou preocupada.
"Eu tenho medo de ver o escorpião e não ter como me defender. Meus filhos estão assustados", revelou Janete.
Na rua do Contorno, a última do bairro Arnaldão, o carroceiro Alex Dias, encontrou um tronco com nove escorpiões. "Só neste pau encontrei nove, há menos de três dias. Em outro tronco encontrei oito", disse.
Quem for picado por um escorpião deve ir para o Hospital Regional, a única unidade de saúde de Eunápolis que tem o soro antiescorpiônico. Só neste ano, 165 pessoas deram entrada no hospital da cidade depois de terem sido atacadas pelo escorpião, sendo que 15 desses pacientes precisaram tomar o soro. Este ano não há registro de mortes. Para evitar escorpiões dentro ou perto de casa, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) dá algumas orientações.
"As pessoas devem evitar acúmulo de materiais de construção, lixo, evitar que os sapatos fiquem em locais que esses animais possam entrar e também evitar sujeira para que não ocorra barata, que é o alimento do escorpião", alertou o veterinário e coordenador CCZ, Everton Rusciolelli.
Além do CCZ, agentes do projeto de "Educação Popular em Saúde", da prefeitura, reforçaram estas recomendações em visitas realizadas no residencial.
Fonte G1

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem natural de Ipirá morre em acidente na BA-130, entre Mairí e Baixa Grande

Na madrugada deste sábado, 17, aconteceu um grave acidente com vítima fatal, na BA-130, entre os municípios de Mairi e Baixa Grande, localizados na Bacia do Jacuípe. De acordo com informações do site Agmar Rios, houve uma colisão frontal envolvendo um caminhão VW/24.250, de cor prata, placa de São José do Jacuípe-BA e um Fiat/Strada Working, de cor vermelha, placa OZK-1494, licença de Ipirá-BA. Natural de Ipirá, o motorista do Fiat Strada que era conhecido popularmente como Elton, ficou preso nas ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.  Segundo com informações, ele era servidor público da Prefeitura Municipal de Ipirá. O motorista do caminhão não ficou ferido. O filho dele foi que também estava abordo do veículo, sofreu ferimentos leves, foi levado para o um hospital local, mas passa bem. O acidente aconteceu na Curva do Sebo, no município de Mairi.

Espetacular, esse é o nome que define a grande final da Copa Rural 2018. Umburanas é Campeã

O público lotou as laterais do Campo do Povoado Umburanas, palco da grande final da Copa Rural 2018, e de muita festa e cheio de emoções. Após o tempo regulamentar de muita bola rolando e nenhum gol, o Campeão da Copa Rural 2018 só foi conhecido depois da disputa de pênaltis. Umburanas levou a melhor e conquistou a taça de Campeão 2018 – Taça Roberto Cintra – e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 e Nova Brasília taça de Vice-campeão – Taça Elton Macedo – mais um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.500,00.
A Copa Rural 2018 movimentou todo o município, foram 46 jogos realizados nos povoados e distritos, além da partida final. Com o empenho dos técnicos, jogadores e o carinho dos torcedores pelo seu time, comparecendo a cada jogo, vestindo a camisa e vibrando de emoção.
A arbitragem faz seu papel com dedicação e compromisso mostrando total profissionalismo viabilizando resultados justos. Os árbitros que trabalharam durante a competição foram supervisionados pelo profissional e c…

Garoto de Feira de Santana conhecido como o Rei da Matemática está passando dificuldades e sofre de depressão

Em uma situação diferente dos vídeos engraçados que há três anos viralizaram na internet e por todo Brasil, o garoto de 19 anos Florisvaldo Moreira de Queiroz, que é conhecido como Lucas e ficou famoso como o Rei da Matemática, nos últimos dias foi protagonista de imagens de abandono e tristeza. Morador da Expansão do Conjunto Feira IX em Feira de Santana, ele foi localizado por vizinhos em um estado deplorável de sujeira, fome e muita negligência. Foto: Paulo José/Acorda Cidade No novo vídeo que viralizou nos últimos dias nas redes sociais, Lucas aparece deitado em um sofá muito sujo, apresenta muita magreza e confusão mental. Na residência onde as imagens foram gravadas há muito lixo, sujeira, fezes, não há alimento, nem água e energia elétrica. Foto: Paulo José/Acorda Cidade Os vizinhos informaram ao Acorda Cidade que Lucas foi abandonado pela própria mãe há cerca de nove meses. Ela foi morar em outra residência com o companheiro e desde então o jovem que aparenta ter distúrbios m…