Pular para o conteúdo principal

Mais de dois mil professores já foram ameaçados em sala na Bahia

Mais de dois mil diretores e professores do estado da Bahia já foram ameaçados por alunos da rede pública. Ao mesmo tempo, mais de 11 mil já presenciaram algum estudante cometer uma situação de violência com outro professor ou funcionário da instituição. Os dados fazem parte do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na segunda-feira (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Além disso, 505 professores e diretores disseram já ter sido vítimas de um atentado à vida na escola em que trabalham "no último ano" – os dados são de 2015 e atribuídos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e à Prova Brasil. 
Outro lado
Em nota enviada ao CORREIO, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que "desconhece a empresa Prova Brasil e como foram coletados dados sobre violência nas escolas". "Esclarece que em contato com o próprio jornal CORREIO tentou entender melhor o levantamento realizado e nem a própria equipe responsável pela matéria conseguiu, via Fórum Brasileiro de Segurança Pública, saber como a contagem foi produzida", continua o comunicado. A pasta afirma ainda que, na Bahia, a Polícia Militar realiza o serviço de Ronda Escolar, "que além das ações ostensivas, desenvolve um calendário de conscientização dos jovens com relação ao uso de drogas, entre outros temas".
Também em nota enviada ao CORREIO, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) informou que “não tem registro de atos de violência contra professores nas escolas da rede estadual”. De acordo com o órgão, registros de indisciplina de estudantes são abordados no âmbito escolar, sempre com propostas pedagógicas. Confira o posicionamento da SEC na íntegra:
“A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que não tem registro de atos de violência contra professores nas escolas da rede estadual. Registros que referem-se à indisciplina de estudantes são abordados no âmbito da escola com propostas pedagógicas.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia ressalta que a escola pública conta com o respeito da comunidade como espaço de oportunidade para seu crescimento e desenvolvimento como cidadãos.
Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado para a prevenção nas escolas, destaque para:
 
- Parceria com a Secretaria de Segurança Pública/ Polícia Militar com mais de 200 policiais militares da Ronda Escolar. O efetivo passa por seleção, cursos de mediação de conflito e de policiamento comunitário escolar. O grupo realiza uma ação complementar, que envolve reuniões com pais e mestres e palestras com os estudantes. A parceria com a SSP ocorre por meio do Programa Pacto pela Vida com ações educativas junto às comunidades escolares.
 
- Destaca-se no contexto escolar, projetos de combate e prevenção à violência são desenvolvidos por professores e estudantes em sala de aula. Um dos exemplos é o “Grupo de Apoio e Conselhos” (GAC) do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, em Simões Filho. Em 2015, o GAC foi premiado pelo concurso “Desafios Criativos da Escola” e, em 2016, a estudante Rayssa Ro­dri­gues, 12 anos, representou o grupo no Be The Change Con­fe­rence, na China. O evento anual reu­niu cri­anças e jo­vens de vá­rios países que são pro­ta­go­nistas de pro­jetos vol­tados para so­lu­ções cri­a­tivas em suas es­colas e co­mu­ni­dades.
Fonte correio24horas

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem natural de Ipirá morre em acidente na BA-130, entre Mairí e Baixa Grande

Na madrugada deste sábado, 17, aconteceu um grave acidente com vítima fatal, na BA-130, entre os municípios de Mairi e Baixa Grande, localizados na Bacia do Jacuípe. De acordo com informações do site Agmar Rios, houve uma colisão frontal envolvendo um caminhão VW/24.250, de cor prata, placa de São José do Jacuípe-BA e um Fiat/Strada Working, de cor vermelha, placa OZK-1494, licença de Ipirá-BA. Natural de Ipirá, o motorista do Fiat Strada que era conhecido popularmente como Elton, ficou preso nas ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.  Segundo com informações, ele era servidor público da Prefeitura Municipal de Ipirá. O motorista do caminhão não ficou ferido. O filho dele foi que também estava abordo do veículo, sofreu ferimentos leves, foi levado para o um hospital local, mas passa bem. O acidente aconteceu na Curva do Sebo, no município de Mairi.

Espetacular, esse é o nome que define a grande final da Copa Rural 2018. Umburanas é Campeã

O público lotou as laterais do Campo do Povoado Umburanas, palco da grande final da Copa Rural 2018, e de muita festa e cheio de emoções. Após o tempo regulamentar de muita bola rolando e nenhum gol, o Campeão da Copa Rural 2018 só foi conhecido depois da disputa de pênaltis. Umburanas levou a melhor e conquistou a taça de Campeão 2018 – Taça Roberto Cintra – e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 e Nova Brasília taça de Vice-campeão – Taça Elton Macedo – mais um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.500,00.
A Copa Rural 2018 movimentou todo o município, foram 46 jogos realizados nos povoados e distritos, além da partida final. Com o empenho dos técnicos, jogadores e o carinho dos torcedores pelo seu time, comparecendo a cada jogo, vestindo a camisa e vibrando de emoção.
A arbitragem faz seu papel com dedicação e compromisso mostrando total profissionalismo viabilizando resultados justos. Os árbitros que trabalharam durante a competição foram supervisionados pelo profissional e c…

Garoto de Feira de Santana conhecido como o Rei da Matemática está passando dificuldades e sofre de depressão

Em uma situação diferente dos vídeos engraçados que há três anos viralizaram na internet e por todo Brasil, o garoto de 19 anos Florisvaldo Moreira de Queiroz, que é conhecido como Lucas e ficou famoso como o Rei da Matemática, nos últimos dias foi protagonista de imagens de abandono e tristeza. Morador da Expansão do Conjunto Feira IX em Feira de Santana, ele foi localizado por vizinhos em um estado deplorável de sujeira, fome e muita negligência. Foto: Paulo José/Acorda Cidade No novo vídeo que viralizou nos últimos dias nas redes sociais, Lucas aparece deitado em um sofá muito sujo, apresenta muita magreza e confusão mental. Na residência onde as imagens foram gravadas há muito lixo, sujeira, fezes, não há alimento, nem água e energia elétrica. Foto: Paulo José/Acorda Cidade Os vizinhos informaram ao Acorda Cidade que Lucas foi abandonado pela própria mãe há cerca de nove meses. Ela foi morar em outra residência com o companheiro e desde então o jovem que aparenta ter distúrbios m…